segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Árbitros precisam-se...


(...28 árbitros no activo e nomeações médias para 42 jogos por fim-de-semana...).* É bastante claro que são necessários mais árbitros, apitar no sábado e no domingo é uma violência. A pouco e pouco estão a ser criadas condições para a formação de árbitros, temos a Escola de árbitros em Lisboa, o Comité de Coimbra também tem um projecto em andamento, a ARN que me desculpe mas não sei se a Norte existe algum projecto, espero que sim, a FPR tem tido algumas iniciativas. Falta juntar o elemento humano, voluntarismo e civismo, o primeiro refere-se à adesão de jovens a estas, iniciativas o segundo refere-se a todo o público que tem de respeitar os árbitros mesmo quando a exibição é menos conseguida.

Outro problema é a marcação dos jogos, "...é fundamental que os jogos estejam marcados com ...de 15 dias de antecedência. Posso informá-los que até ao dia de hoje nunca este prazo foi cumprido. Com efeito, hoje segunda-feira apenas tenho 30% dos jogos marcados."*. Claro que os clubes não desrespeitam o regulamento por querem, têm as suas dificuldades que têm de ser superadas para que tudo funcione em devida ordem.
* in Mensagem do Conselho de Arbitragem de 14 de Janeiro de 2008

PS - Para quem for sugerir na caixa de comentários para que eu vá apitar respondo já, não posso, não tenho tempo nem idade, como diz o povo "Burro velho não aprende linguas".

1 comentário:

Anónimo disse...

Miguel.
Aproveito para deixar os nomes dos convocados para a Selecção nacional (retirado do Blogue do CDUL)

Gustavo Duarte, Rodrigo Aguiar, Vincent Coelho, Diogo Coelho, António Duarte, Francisco Mira, Vasco Gaspar, José Luis Castro, Bernardo Duarte e Rodrigo Sacadura da Agronomia.

Gonçalo Foro, Duarte Figueiredo, Nuno Penha e Costa, Pedro Cabral, Francisco P. Magalhães, Diogo Fialho, Afonso Sousa e João Junior do CDUL.

Sebastião Cunha, Pedro Silva, Diogo Miranda, João Uva, Diogo Mateus, David Mateus e Salvador Cunha do Belenenses.

Eduardo Acosta, Rui d’Orey, Diogo Coutinho, Salvador Palha, João Correia e Frederico Sousa do Direito.

António Sarmento do CDUP.

Gonçalo Uva e Vasco Uva do Montpellier, Diogo Gama e Tiago Girão do CRC Madrid.

José Pinto do Treviso.

Juan Severino do Reggio.

Juan Murré do Livorno.

David Penalva, Cristian Spachuk e Duarte C. Pinto do Blagnac.

Muitas novidades.
Parabens aos novos convocados e que sigam o exemplo dos "resistentes" do WRC 2007.

Abraço
Tiago Alvim