domingo, 6 de janeiro de 2008

Benfica(s) x Cascais











Neste jogo a equipa de arbitragem era toda do Benfica, malta temos de nos envolver nas diversas áreas do rugby, o Cascais precisa de ter mais treinadores, de mais árbitros, mais dirigentes nas estruturas da Federação e Associações, vamos pôr isto nas nossas cabeças e agir.

9 comentários:

Anónimo disse...

Tens toda a razão Miguel!!!
Nem sei como é possivel na divisão de honra de uma modalidade os arbitros (3) serem todos de uma das equipas que joga.
Por mais que queiram ser imparciais muitas vezes acaba por ser impossivel controlar, alem de acabar por arranjar sempre suspeitas.
ESTÀ MAL È A F.P.R...

Anónimo disse...

O Jójó Mendes Silva do Benfica? LOL.

M Carmo disse...

Em relação ao primeiro comentário, o mal não é da FPR, é dos clubes, neste caso do Cascais. Temos de ser mais participativos no fenómeno rugbistico, nós e todos os clubes, são necessárias pessoas na arbitragem, na direcção do rugby, a trabalhar com a selecções, pessoas essas com ligações a vários clubes de forma a enriquecer esta actividade e também para melhorar o seu funcionamento. São necessárias pessoas com sentido de serviço público que queiram o melhor para o RUGBY. A Federação somos todos nós, pensar na FPR como um ente estranho é um erro, é necessário participar nas assembleias, votar, concorrer à presidência, etc.

Quanto ao segundo comentário, que eu saiba o Jójó esteve ligado ao Benfica e ao Belenenses, não tenho nada a dizer do trabalho do Jójó neste jogo senão, obrigado por ter ajudado, ele não era o físcal de linha nomeado para o encontro!

Abraço

MC

Anónimo disse...

normalmente quando os arbitros são conotados com determinada equipa, e para se defenderem prejudicam ainda que involuntariamente as " suas equipas". o Moita foi jogador do Benfica mas se analizarmos bem a sua arbitragem em caso de dúvida beneficiava o Cascais e nao o Benfica.
Mas tambem como temos tao poucos arbitros nao há muita volta a dar...

M Carmo disse...

Sobre a arbitragem do Benfica x Cascais tenho a minha opinião mas não a vou dar "em público" porque tenho a noção das minhas limitações técnicas nesta área, por outro lado o meu coração bate pelo Cascais o que pode inquinar a análise. De qualquer modo mesmo o "sistema" que alude, em caso de dúvida beneficia a equipa à qual não tem ligações, é um "sistema" que não se recomenda, o árbitro tem de ser imparcial ponto final, sem compensações nem preocupações de parecer sério. Dito isto reitero o que já tinha afirmado, temos de ser mais participativos, é necessário mais gente na arbitragem e nas outras áreas do rugby.

Cumps

MC

Anónimo disse...

Miguel,

Precisamos de pessoas como tu nos polos de decisão do Rugby Nacional. Estás à tempo de mais afastado do Rugby Sénior!

Estamos contigo!

P.C.

P.S.- Não te via como bom fotógrafo!

M Carmo disse...

A miudagem já me ocupa bastante tempo, não posso ir a todas, o que não me impede de picar a malta!

Cumps

MC

Anónimo disse...

Acho curioso que entenda que o árbitro deva ser imparcial, e ao mesmo tempo refere que o Cascais jogou contra Benfica(s), 15 jogadores do Benfica mais 3 árbitros, e peça para existir mais pessoas do Cascais na arbitragem (e outros cargos)…!? Parece que este seu apelo final visa “equilibrar” as coisas em termos de arbitragem, o que vai obviamente contra a sua primeira posição de desejar arbitragens imparciais. Num jogo em que o Cascais acabou com 12 jogadores, não me parece que o que mais falta faça sejam árbitros.

M Carmo disse...

Caro anónimo das 15.57,

Entendo o seu ponto de vista, em relação ao título da mensagem surgiu pelo insólito da situação, percebo que não fica clara a minha intenção de fazer um pouco de humor com a referida situação e que fique espaço para se pensar que pretendi insinuar que jogamos contra os árbitros também, não foi isso que se passou, ao intervalo o resultado estava 11 - 6. A falta de banco ditou o resultado mais dilatado. Já disse que tenho uma opinião relativamente à arbitragem deste jogo, mas guardo-a para mim.

Um esclarecimento, esse boato do Cascais ter terminado com 12 jogadores é isso mesmo um boato, o Cascais terminou com 14 devido à expulsão temporária de um jogador quando faltavam menos de 10 minutos para o final.

Quanto ao "equilibrio" é óbvio que é necessário um equilibrio de forças no seio das organizações que dirigem o rugby, para que o interesse comum seja acautelado, mas não é este o ponto mais importante, o importante é que da maior quantidade surja mais qualidade, importante é que um árbitro apite apenas um jogo num fim de semana, é importante que seja avaliado, é importante que seja ajudado a progredir, é a possibilidade de evitar climas de suspeição. O equilibrio que mais árbitros em actividade pode trazer para o rugby é um equilibrio de representatividade no seio da arbitragem, não é um equilibrio de parcialdades.

Há muita coisa que faz falta ao Cascais, já faltou mais, acredite, vamos no bom caminho.

Cumps

MC